Viver em comunidade – Orações da Bíblia Sagrada

Eu sei que está muito difícil pensar em comunidade nesses tempos que vivemos porque as medidas contra a pandemia impedem que estejamos lá presencialmente na maioria das vezes e acabamos recorrendo apenas às orações da Bíblia Sagrada.

Muitos ainda estão com muito medo do que pode acontecer. Mas a comunidade deveria ser um estado de espírito também. Podemos cuidar uns dos outros mesmo à distância. Veja na leitura de hoje como isso pode ser feito.

Nossa civilização é competitiva, Desde a escola a criança aprende a “ganhar”; e os pais ficam encantados quando o filho tira o primeiro lugar. Dessa forma, o progresso material individualista e o desejo de promoção em vista a um prestígio maior, vão ganhando mais importância que o sentido da comunhão, da comunidade.

Temos muito que aprender com os povos tribais. Eles nos lembram que o essencial da comunidade é um sentimento de pertencera ela. Meu povo é minha comunidade; aqueles que vivem juntos, por causa de quem nos reunimos.

São aqueles que estão inscritos na minha carne, como eu estou inscrito na carne deles. Quer estejamos longe ou perto, meus irmãos permanecem inscritos no meu interior. Eu os carrego e eles me carregam e, quando nos encontramos, nós nos reconhecemos.

A comunidade não é uma co-habitação. É o lugar em que cada um está saindo das trevas do egocentrismo para a luz do amor verdadeiro (Fp 2.3-4). Para que o coração faça esta passagem — do egoísmo ao amor, de “a comunidade para mim” ao “eu para a comunidade” e a comunidade para Deus e para aqueles que dele precisam — é necessário tempo e muitas purificações; mortes constantes para novas ressurreições.

Para amar, é necessário morrer incessantemente para suas ideias, suas susceptibilidades e seus confortos. Essas purificações profundas só se realizam por dom de Deus, por uma graça, que brota do mais fundo de nós mesmos, lá onde habita o Espírito.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 10 =