Sombras [MINUTO COM DEUS]

Oração do dia – Minuto com Deus

Meu Deus, meu Pai, meu coração esta cheio e turbulento.
Há caos e confusão.
Me afogo diariamente no medo, no desespero e na tristeza.
Eu preciso de paz.
Amado Pai, eu sei que apenas ti é capaz de me dar paz e força.
Descanse meu coração atormentado em você, Senhor.
Eu nome de Jesus, eu te peço. Amém.

Meditação do dia – Como estudar a Bíblia

Leitura Bíblica: Colossenses 2.13-23
Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo (Cl 2.17).

Pesadelo: você está num quarto escuro, mas por uma porta aberta entra uma faixa de luz. De repente, silenciosamente, surge no chão iluminado uma enorme sombra de uma cabeça peluda, seguida de duas patas ameaçadoras. A sombra se aproxima e você se arrepia de pavor do monstro que vem aí. Mais um pouco – é agora: a moldura da porta envolve a figura de… um gatinho miau! Fim do pesadelo.

Parecia um tigre, que afinal também é um gato grande.

A sombra é parecida com o corpo que a projeta, mas pode enganar bastante. É bom prestar atenção a ela, mas não confundi-la com a realidade. Sombras são úteis para dar uma ideia de que há algo por aí, mas de resto não são nada e só espalham escuridão – impedem que se veja a luz por trás delas.

Nossa leitura fala de coisas que nos impressionam muito e que costumamos achar muito importantes – tão impressionantes que nem nos lembramos de perguntar o que está por trás. Fala de regras de procedimento: daquilo que o cristão “deve” ou “não pode” fazer, coisas que “sempre foram assim” ou que “alguém que (acha que) sabe das coisas mandou” – mas a Bíblia chama tudo isso de sombras, que na verdade não são nada.

Mas são sombras do quê? Podem ser, por exemplo, de medo, hábito, tradição ou orgulho, tudo “gatinhos” bem mais insignificantes do que suas sombras indicam. Mas esses “gatinhos” nos impedem de ver a luz do amor de Deus por meio da oração.

É preciso enxotar os tais “gatinhos” e suas sombras. O melhor é pedir a Deus que se encarregue deles, para então deixar-se inundar pelo amor que ele nos oferece. Sem essas sombras, você enxergará bem melhor de dia e dormirá melhor à noite.

Sombras são ilusões; o amor de Deus é realidade.