Agir com honestidade – MINUTO COM DEUS

Leitura BÍBLICA: Atos 8.4-25

Você pensa que pode comprar o dom de Deus com dinheiro? (At 8.20)

Logo após a conquista do tricampeonato de futebol pela seleção brasileira em 1970, no México, difundiu-se pela TV uma propaganda que associava o triunfo no gramado com a vantagem em adquirir certo produto de consumo. A frase que caracterizou a campanha e que muitos logo assimilaram foi: “Você tem de levar vantagem em tudo”.

O uso dessa expressão fortaleceu e desenvolveu uma filosofia de vida: a de que para alcançar seus objetivos, o homem pode lançar mão de qualquer meio, lícito ou não, ético ou contrário à moral, postura que infelizmente é a prática de muitos.

Hoje você leu a história de Simão, o mago, um praticante de feitiçaria que vivia em uma cidade da Samaria. O povo estava impressionado e iludido com a sua magia e seguia-o atribuindo-lhe até poder divino. Por esse tempo, Filipe havia pregado na Samaria e homens e mulheres se converteram e foram batizados. Simão também creu e foi batizado e, seguindo Filipe por todo lugar, viu milagres acontecendo.

Notou também que o Espírito era dado com a imposição das mãos pelos apóstolos. Desejoso do mesmo poder evidenciado na realização dos milagres, ofereceu dinheiro aos apóstolos. Mas a resposta de Pedro não se fez esperar: “Pereça com você o seu dinheiro” e concluiu com a afirmação de que o dom divino não pode ser adquirido por dinheiro.

Você é partidário da lei da vantagem a qualquer custo? Deseja alcançar sucesso sem considerar se os caminhos são lícitos e aprovados por Deus? Aceite meu conselho: Faça como muitos cristãos responsáveis. Nunca utilize processos ou artifícios que Deus não aprova. Não ofereça no altar da falsidade ou do engano o incenso da hipocrisia e da mentira.

Deus recompensa somente aqueles que agem de forma digna e correta. Como, afinal, você está lutando para obter suas vantagens?

Agir com honestidade e lisura preserva a paz de espírito.